AMOR E VERDADE ESSENCIAS DA VIDA

A GRAÇA DA VIDA

1º) - VOCE CONHECE A PARABOLA DO FILHO PRODIGO?  Lucas 15; 11- 32 . Dá uma relida nesse texto, e depois a gente conversa!

Vamos ler depois a gente volta!

Um Abraço.

 

2º) - NÃO FAZ MUITO TEMPO, FALANDO COM UM IRMÃO A RESPEITO DA GRAÇA, OUVI DELE A SEGUINTE FRASE:

- "Essa história de Graça é muito complicada, pois quem não tem uma formação teológica, não consegue compreender a verdadeira natureza da Graça!".

Meu coração tremeu! Pois a Graça de Deus, no conceito do irmão é algo que para ser recebida no espirito do homem, necessita da mediação da Teologia?

Indaguei-lhe a respeito de Iª Cor. 1;17 - 31

Estude um pouco esse texto também...medita nele, pensa,ora, busca do Senhor, no Espírito!

Já já a gente conversa!

 

O FILHO PRODIGO

VAMOS começar por aqui.

"Um homem tinha dois filhos!" Dois filhos é uma presença interessante de disputas e de conflitos desde os dias da criação. Caim e Abel, eram dois filhos de Adão e Eva, Isaac e Ismael, dois filhos de Abraão e Sarah e Aghar ,pela ordem,Esaú e Jacó os dois filhos de Isaac e Rebeca ; Feres e Zera dois filhos de Judá e de Thamar, Manassés e Efrain os dois filhos de José. A relação entre eles, até mesmos dentro do ventre, como como nos casos de Esaú e Jacó e no caso de Feres e Zerá, que disputam o direito de primogenitura, como era costume dos povos antigos, o que lhes garantia a benção do primogêntio e a posse dos bens.

Aqui temos também dois filhos, disputando seus direitos. E o mais novo, mais jovem, mais impetuoso, mais aventureiro, mais ousado, disposto a arriscar mais por sua juventude e por sua ousadia ambiciosa o que acredita ser seu direito e requer do pai, o que julga lhe pertencer.

-"Pai, dá-me a parte que me cabe dos bens"- Não se discute a origem desse filho, na hierarquia familiar, como no caso de Dt.21: 15 - 17. apenas sugere que esse filho, tem direitos e que os exige do Pai, e o pai em sua justiça "repartiu entre eles", porém parece que a parte desse filho o pai tira do que pertence na verdade ao próprio pai, como afirma o filho mais velho no verso 30 de Lc.15 ; " porém este filho, devorou os teus bens" - em outra versão; "devorou o teu sustento", o que aponta para "meios de subsistência e vida".

O pai deu do que lhe era pessoal, deu de si mesmo àqueles dois filhos. O filho reclama o que lhe cabe por direito de nascimento, o pai o agracia com a parte que lhe é própria, com o que representa sua própria vida.

O SEGREDO DA PARÁBOLA

SEMPRE, LI E SEMPRE OUVI QUA A PARABOLA DO FILHO PRODIGO COMEÇA,NO VERSO 11 DE LUCAS 15...MAS UMA LEITURA MAIS APURADA, NOS CONDUZ AOS VERSOS INICIAIS DO CAPITULO 15. TEM INICIO QUANDO,OS RELIGIOSOS HIPÓCRITAS OBSERVAM QUE O SENHOR JESUS, ATRAI A SI OS PECADORES E OS PUBLICANOS, SEDENTOS DA PALAVRA E MURMURAM  ENTRE SI  A RESPEITO DO FATO DELE  ACOLHER ESSA 'RAÇA'  PECADORA',  E COM SEUS COMENTÁRIOS PROVOCAM  A PRIMEIRA PARÁBOLA, A RESPEITO DA OVELHA PERDIDA..PREOCUPAÇÃO DO PASTOR, ZELOSO E CUIDADOSO QUE É ASSEGURA A ESTABILIDADE DAS 99 E SAI EM BUSCA DA DESGARRADA... 

JESUS AI, EXPÕE À SEUS DISCIPULOS, O SEGREDO E O MISTÉRIO DE SUA MISSÃO NA TERRA...SALVAR AS ALMAS PERDIDAS, AS OVELHAS DESGARRADAS, OS PECADORES  E  DOENTES  QUE  A RELIGIÃO JULGAVA E CONDENAVA IRREMEDIAVELMENTE À MORTE, SEM  MISERICÓRDIA..."O BOM PASTOR DÁ A VIDA PELAS SUAS OVELHAS", SOBRETUDO,  AS QUE SÃO CONSIDERADAS PERDIDAS...AQUI ELE REVELA A FORÇA DO AMOR QUE SE MANIFESTA NA GRAÇA , E A BELEZA DA GRAÇA QUE GERA A INCONDICIONALIDADE DO AMOR COMO EXPRESSÃO DA ESSENCIA DIVINA, DA PLENITUDE DIVINA NO FILHO, NA SUA  MORTE, NO SEU "DAR A VIDA PELOS SEUS...."

ESSA É A PARABOLA QUE RETRATA O SEU PRÓPRIO MINISTÉRIO, COMO ENCARNAÇÃO DE DEUS PAI, COMO HOMEM SE FEZ O PASTOR DAS OVELHAS PERDIDAS... E AS RECONDUZ AO APRISCO...À CASA.

AGORA O SENHOR PROPÕE UMA OUTRA PARÁBOLA, ONDE UMA MULHER PROCURA SUA DRACMA PERDIDA, ASSIM COMO O ESPÍRITO SANTO BUSCA O PECADOR, ATÉ ENCONTRÁ-LO. A DRACMA REPRESENTA O VALOR DA ALMA HUMANA PARA O ESPIRITO SANTO, QUE REALIZA UMA BUSCA DILIGENTE EM TODA A TERRA. 

E FINALMENTE A PARABOLA DO FILHO PRÓGIO QUE MOSTRA A MANEIRA COMO O PAI RECEBE O FILHO RESGATADO, ENCONTRADO,ACHADO.

AQUI COMO VEMOS É O AMOR DO PAI QUE CONTA, AO RECEBERPOR PURA GRAÇA A "OVELHA REBELDE".

PENSA UM POUCO!

LOGO VOLTO

 

 

 

Tópico: A GRAÇA DA VIDA

Nenhum comentário foi encontrado.
 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode