AMOR E VERDADE ESSENCIAS DA VIDA

NA CASA DO OLEIRO

Jeremias  18

"PALAVRA que foi dirigida por Deus a Jeremias:" - quando Deus vai fazer alguma coisa , Ele fala. Uma das coisas mais difíceis em nossos dias é discernir uma palavra dirigida por Deus.Tanta falta de temor, tem levado muitos homens a afirmarem:-"Deus falou", porém o tempo e as circunstâncias acabam por mostrar que aquela palavra na verdade não veio de Deus. Nasceu no coração daquele que fala, nasceu na sua alma humana, e não produz convicção. A primeira coisa que precisamos discernir antes de descermos à Casa doOleiro, é a voz de Deus. Sabermos com clareza, o que e para que Deus disse, o que afirmamos ter ouvido.

"levanta-te e desce à Casa do Oleiro..." - Quando Deus nos fala alguma coisa, ele sempre requer que deixemos nossa posição, seja de estatus, ou de simples acomodação. Sair da posição de comodismo, levantar-se para descer, é algo intrigante. Sinto  como se Deus dissesse ao profeta:

- Prepara-te para descer e aprender!

A parabola que segue, pode tratar com a realidade histórica de Israel,mas os princios que ela guarda em toda sua simbologia, fala ao nosso espírito com muita propriedade.

-Dispõe - te Jeremias, e desce... ou: -  Dispõe para descer! O profeta precisa estar isento de todo e qualquer traço de debilidade e insegurança no Altar do Senhor. Desce a Casa do Oleiro! Sempre há uma ordem específica da parte de Deus. Deus indica de forma clara, o que, como, onde e quando deseja fazer o que deve ser feito..." O caminho doSenhor é perfeito, e sua palavra é poder"

DESCENDO Á CASA DO OLEIRO

Há um ditado popular que diz: - "para descer todo santo ajuda!", porém posso lhes garantir que NUNCA É FACIL DESCER. Um dos maiores desafios ao ser humano, cuja natureza se vê caida e contaminada pelo orgulho,é a humildade. Descer. Descer para aprender então? Imaigine depois de muitos anos ensinando, orientando, apontando caminhos, e derrepente vocé é desafiado a levantar-se, sair da posição comoda em que voce se encontra, e que por outro lado ao profeta Jeremias não parece ter sido tão comoda assim! E ser convidado a "descer para aprender"!

Permitam-me um parenteses. Certa vez organizando um retiro de jovens, pedi a um irmão, que se responabilizasse pela cozinha. Na reunião de organização, passei a ele uma lista de pessoas que iriam descascar batatas, cenouras, beterrabas, vagens... sei que entupi a cozinha com tanta gente trabalhando que não sobrou lugar pro cozinheiro chefe, no caso ele. Eu me orgulhava de entender de cozinha e de minha capacidade de organização, com horários e tudo o mais para um evento ocorrer com perfeição, havia lido tudo em uns livros apropriados....Aquele irmão era um ajudante de pedreiro, e cozinheiro em restaurante da cidade, nos fins de semana...No meio da reunião percebi o irmão um tanto inquieto e perguntei o que estava havendo. Ao que ele me respondeu:

- Isso não vai funcionar! É muita gente cortando batatas, cenouras e trabalhando na cozinha... é preciso que fiquemos apernas eu , minha esposa e dois ajudantes! Já imaginou cozinhar cenouras e batatas de tamanhos diferentes... cada um corta de um jeito...é preciso ter um padrão, para tudo cozinhar no mesmo tempo...

E mostrou um lado pratico do funcionamento de uma cozinha, que eu não conhecia...

E ali, diante de todos, meu conhecimento se tornou apagado e sem utilidade alguma, pois o irmão sim sabia como fazer, e se eu estava delegando a ele a responsabilidade da cozinha devia dar a ele também autonomia para escolher seus ajudantes e distribuir a tarefa de acordo com sua visão de trabalho!

Curvei-me e disse a ele que entendia que a cozinha era responsabiliade dele e que acreditava que daria conta da preparação das refeições nos horários estabelecidos pela organização do evento...

Fiz o mesmo com a equipe de musica, com os responsaveis por outras atividades, e fui me ocupar da Palavra. E tudo correu perfeitamente dentro dos horários estabelecidos, inclusive eu mesmo com minhas longas pregações.

Pode parecer pouco, porém nem sempre queremos abrir mão de nossos pontos de vista, sobretudo quando nos julgamos inspirados e guiados por Deus,sem discernirmos se nossas posturas não nascem dentro de nossas própria almas, e são frutos de nossos próprios desejos!.

Descer significa, deixar o lugar alto, deixar a posição de destaque. O profeta é desafiado a "descer" para aprender algo de Deus, e o instrumento que Deus vai usar é "um oleiro", um homem que mete suas mãos na lama para construir algo util.

Ai, já aprendemos alguma coisa! Que tal ler Gn.2;7.

Vamos  descer " à Casa do Oleiro " em Genesis, e observar e aprender.

 

 

 

Tópico: NA CASA DO OLEIRO

Nenhum comentário foi encontrado.
 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode